PPP

FUNDAMENTOS LEGAIS
Os colégios que compõem a Rede Lourdinas observam, de maneira precisa, toda a legislação dos sistemas de ensino, notadamente no que tange à organização de sua estrutura curricular. Por isso têm procedido, sistematicamente, a intervenções no sentido de sua permanente atualização no que concerne à legislação em vigor. Vale destacar que, dentre outras, a Rede Lourdinas segue as seguintes leis e normas:
● Constituição Federal;
● Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/1996;
● Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – CNE/CEB;
● Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal nº 8.069/1990;
● Estatuto do Idoso – Lei Federal nº 10.741/2003;
● Lei Federal da temática História e Cultura Afro-Brasileira Indígena – Lei Federal nº 11.645/2008;
● Lei de execução do Hino Nacional – Lei Federal nº 12.031/2009;
● Lei Federal sobre a obrigatoriedade do ensino de Artes na Educação Básica – Lei Federal nº 13.278/2016;
● Lei Federal nº 13.185/2015 sobre a inclusão de medidas de combate ao “Bullying”;
● Lei Federal nº 9975/99 dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências;
● Lei Federal nº 12.472/2011, que trata dos símbolos nacionais como temas transversais.

3. DADOS HISTÓRICOS
O Instituto da Imaculada Conceição de Nossa Senhora de Lourdes foi fundado em Garaison, região dos Altos Pirineus, no dia 15 de dezembro de 1863, com o nome “Irmãs do Coração Sofredor e Imaculado de Maria”. Tendo como seus fundadores Eugénie Ducombs, que recebeu o nome religioso de Madre Maria de Jesus Crucificado, e o Pe. Jean Louis Peydessus.
Madre Maria de Jesus Crucificado com mais duas companheiras, Ir. Marta e Ir. Madalena, iniciaram sua missão na pequena cidade de Lannemezan, onde se estabeleceram no mesmo dia da fundação.
Em 1867, um pequeno grupo de irmãs foi enviado a Galan e, em 1870, foi a vez de Lourdes, terra que a Virgem escolhera para derramar suas bênçãos, reveladas nas aparições à humilde Bernadette Soubirous no ano de 1858. Aí o Instituto se formou, recebendo um novo nome “Irmãs da Imaculada Conceição de Nossa Senhora de Lourdes” e uma nova missão, dando forma e expressão a seu carisma e à sua espiritualidade.
Os fundadores tiveram a intuição de que o lugar das Irmãs era Lourdes, pois, naquele momento, a necessidade da Igreja era acolher os peregrinos que lá chegavam em busca de Maria, oferecendo-lhes um espaço de oração e acompanhando-os no processo de conversão.
Antes mesmo desta Fundação, a Madre Fundadora já se preocupava com a formação de jovens pobres, preparando-as para o serviço caseiro e a virtude. Mais tarde, tendo ela se transferido, devido às circunstâncias do momento, para a cidade de Tournay, juntamente com quatro Irmãs, abriu também aí uma escola doméstica.
Em 1900, o Instituto chegou à América do Sul, convocado por uma senhora argentina que, ao passar por Lourdes, deixou-se cativar pela espiritualidade das Irmãs. Em 22 de novembro, chegando a Buenos Aires, as Irmãs se colocam, imediatamente, à disposição do Bispo, D. Espinoza, que determina que se dediquem à formação de crianças, ensinando-lhes o catecismo e o francês, vivendo diariamente a oração e a contemplação.
Em 30 de outubro de 1908, foi inaugurada a primeira casa no Brasil: Petrópolis, Rio de Janeiro. Essa fundação deve-se ao convite da Baronesa de Ibirá-Mirim, Senhora Carolina de Souza Salles, que, tendo sido hóspede das Irmãs em Lourdes, encantou-se com o seu testemunho e vida de oração, em especial, a adoração diária ao Santíssimo Sacramento. Movida por sua piedade e grande amor à Eucaristia, ela obteve do Bispo de Petrópolis, D. Agostinho, a permissão para aí se estabelecerem as primeiras Irmãs, às quais doou o prédio com alguns pertences.
A chegada das Irmãs no Chile, em 1911, foi motivada por uma senhora de Valparaíso, que, com sua filha doente, foi visitar o Santuário de Lourdes. Hospedou-se na casa das Irmãs de Nossa Senhora de Lourdes e, atraída pela devoção e testemunho das religiosas, ofereceu sua casa para acolhê-las e permanecerem no Chile.
O sentimento cristão, a valorização do trabalho e o trabalho pedagógico competente realizado pelas Irmãs do Instituto da Imaculada Conceição de Nossa Senhora de Lourdes logo se disseminaram por todo o Brasil, permitindo sua expansão por vários estados: a partir de 1940, no Nordeste – Paraíba e Pernambuco. Em 1963, Minas Gerais. Em 1981, o Instituto se abre para o trabalho pastoral através de comunidades religiosas inseridas nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, Paraná, Goiás e Santa Catarina.
O Instituto da Imaculada Conceição de Nossa Senhora de Lourdes está organizado em Províncias assim distribuídas:
•Brasil: Província Brasileira Madre Pélagie (Chile, Argentina e Sudeste do Brasil) e Província Brasil Nordeste;
•Província da Itália: Itália, Romênia e Burkina Faso;
•Delegação da França: França e Suíça;
As Religiosas da Imaculada Conceição de Nossa Senhora de Lourdes procuram viver a inspiração de seus fundadores através da união íntima com Cristo e a serviço dos irmãos, atendendo, sempre que possível, às necessidades da Igreja local onde estão inseridas, ocupando-se, além da educação, com pensionatos, obras sociais, pastoral paroquial, missões e retiros.

3.1 CARACTERIZAÇÃO DOS COLÉGIOS QUE COMPÕEM A REDE LOURDINAS DE EDUCAÇÃO
A Rede Lourdinas de Educação é composta dos seguintes colégios:
COLÉGIO NUESTRA SEÑORA DE LOURDES – BUENOS AIRES/AR
Avenida Rivadavia, 6270 Flore Cidade Autônoma de Buenos Aires – Argentina 1406.
Data de fundação: 22 de novembro de 1900.
INSTITUTO NOSSA SENHORA DE LOURDES – PETRÓPOLIS/RJ
Avenida 7 de Abril, 655 – Centro, Petrópolis/RJ. CEP: 25685-031 – Telefone (24) 2242-6034.
Data de fundação: 30 de outubro de 1908.
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES – BOTAFOGO/RJ
Rua São Clemente, 438 – Botafogo, Rio de Janeiro/RJ. CEP 22260-000 – Telefone (21) 2539 0450.
Data de fundação: 26 de Maio de 1913.
COLÉGIO INMACULADA CONCEPCIÓN DE NUESTRA SEÑORA DE LOURDES – VALPARAÍSO/CHILE
Av. Colón 2309 Valparaíso, Región de Valparaíso, Chile – Telefone (56-32) 2258938.
Data de fundação: 01 de março de 1917.
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES – VILA ISABEL/RJ
Rua Oito de Dezembro, 328 – Vila Isabel, Rio de Janeiro/RJ. CEP: 20550-200 – Telefone (21) 25696039.
Data de fundação: 19 de Março de 1922.
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES – JOÃO PESSOA/PB
Avenida Epitácio Pessoa, 208 – Torre, João Pessoa/PB. CEP: 58040-000 – Telefone (83) 2107 8200.
Data de fundação: 04 de março de 1940.
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES – MONTEIRO/PB
Rua Alcindo B Menezes, 137 – Centro, Monteiro/PB. CEP: 58500-000 – Telefone (83) 3351-2346.
Data de fundação: 19 de março de 1944.
ESCOLA SÃO JOSÉ – JOÃO PESSOA/PB
Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 200 – Torre, João Pessoa/PB. CEP: 58013-476 – Telefone (83) 2107-8228.
Data de fundação: 19 de março de 1946.

COLÉGIO INMACULADA CONCEPCIÓN DE NUESTRA SEÑORA DE LOURDES – PEÑAFLOR/CHILE
Francisco Bilbao 211, Penaflor, Peñaflor, Región Metropolitana, Chile Telefone +56 2 2812 0062.
Data de fundação: 1948.
ESCOLA VIRGEM DE LOURDES – CAMPINA GRANDE/PB
Rua Nossa Senhora de Lourdes, 193 – Jardim Tavares, Campina Grande/PB. CEP: 5810 3250.
Telefone (83) 3182-3600.
Data de fundação: 11 de fevereiro de 1953.

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES – RECIFE/PE
Av. Conselheiro Rosa e Silva, 1767 – Jaqueira, Recife/PE. CEP 52050-020 – Telefone (81) 3441 9396.
Data de fundação: 11 de fevereiro de 1960.
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES – GOVERNADOR VALADARES/MG
Avenida Rio Doce, 2813 – Ilha dos Araújos, Governador Valadares /MG. CEP: 35020-500.
Telefones: (33) 3275-2024 / (33) 3275-2267.
Data de fundação: 11 de fevereiro de 1963.
ESCOLA SANTA BERNADETE – RECIFE/PE
Rua Gerinaldo Alves, 139 – Campina do Barreto, Recife/PE. CEP: 52.121-020 – Telefone (81) 3449 2144.
Data de fundação: 01 de Setembro de 2001.
Os colégios da Rede Lourdinas, buscando favorecer uma educação com valores e excelência acadêmica, atendem, a nível sul-americano, um total de 7.837 alunos nos diversos níveis da Educação Básica, com a contribuição de 654 docentes com formação superior e, ainda, 75 profissionais de equipe técnica.

4. CONTEXTUALIZAÇÃO DA NOSSA MISSÃO EDUCATIVA
4.1 OS DESAFIOS DOS TEMPOS ATUAIS PARA OS COLÉGIOS CATÓLICOS:
Como escola católica, a instituição assume o desafio da formação de pessoas humanas que devem refletir, em suas atitudes e comportamentos, critérios de valores absolutos apoiados na concepção cristã de liberdade.
Percebemos como desafios desse século para a escola católica: a desestruturação familiar e emocional dos educandos; a interferência negativa da mídia; a desvalorização profissional; a falta de confiança na escola; a visão empresarial do ensino que está se tornando competitiva de uma forma desonesta e desleal; jovens perdidos em uma sociedade violenta, vítimas de uma indústria cultural que favorece o bullying, a exclusão, a evasão escolar e o consumismo excessivo; a estrutura antiga que precisa ser modernizada.
Precisamos pensar no serviço da construção de conhecimento; no desenvolvimento da competência profissional, das responsabilidades intelectuais, políticas e sociais; favorecer a descoberta de si e do outro.
A escola como um todo precisa ser testemunha e seguidora da presença amorosa de Deus no mundo da educação, tendo sempre um olhar de tolerância e abertura.
Contribuir para o processo de inclusão dos estudantes com necessidades educacionais especiais, buscando a qualidade tanto em estrutura, tecnologia, quanto em aspectos pedagógicos, faz parte da nossa realidade.
Planejar estratégias que garantam a presença e permanência da família no acompanhamento do processo educacional dos filhos. Além disso, aprimorar e utilizar a tecnologia buscando sanar as necessidades dos dias atuais.
A educação da sensibilidade, da emoção, da instituição, da construção de valores, da solidariedade, da busca de harmonia, da construção da paz, das relações de amizade e de coleguismo, do trabalho integrado, é um desafio cotidianamente assumido, juntamente com aquele de educar a razão, o raciocínio, a capacidade da argumentação, do diálogo e do embate intelectual.

4.2 DEMANDAS EDUCACIONAIS PARA O CONTEXTO ATUAL
A Rede Lourdina de Educação, localizada nas regiões sudeste e nordeste do Brasil, na Argentina e no Chile, atenta ao contexto socioeconômico, cultural e religioso, preocupa-se com os desafios emergentes da sociedade contemporânea e busca, à luz da mensagem de Lourdes, responder de forma atualizada e comprometida as seguintes demandas:
● Diversidade socioeconômica, cultural e religiosa;
● Educação Ambiental: compromisso com entorno e Cuidado com a Casa Comum (Laudato Si);
● Aumento do índice de violência nas escolas (cyberbullying, bullying, alienação parental, abuso sexual, drogas, etc..);
● Ideologia de gênero (homoafetividade, transexual, etc…);
● Inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais (síndromes, deficiências, enfermidades psicológicas, depressão, suicídio, etc…);
● Novo contexto dos núcleos familiares;
● Atualização e reencantamento dos (as) Educadores Lourdinos (as);
● Concorrência desleal entre os colégios particulares – ‘mercantilização’.
● Normativas e legislação demandantes;
● Profissionais especializados;
● Mediação de conflitos: convivência escolar, familiar e trabalho (laboral);
● Atualização da grade curricular;
● Vazio existencial, sincretismo religioso e crise eclesial;
● Uso das novas tecnologias;
● Formação permanente.

4.3 O COLÉGIO QUE TEMOS CONSTRUÍDO
Lourdes é o reflexo da humanidade nova, de uma nova criação. É o maravilhoso encontro da Santíssima Virgem e Bernadete. É um lugar que acolhe nossa humanidade tal como ela é, com suas alegrias e tristezas, suas feridas, suas frustrações, seus fracassos e suas vitórias. E, ao mesmo tempo, é um lugar onde temos experienciado a presença de Deus e a pessoa de Maria.
A partir desse mistério de amor, trabalhamos para que, como Instituição, a ação pastoral dos nossos colégios seja uma resposta da missão deixada por Cristo, pelo olhar de Maria. Estamos formando homens e mulheres que vivam e sirvam através da mensagem de Jesus Cristo, que se identifiquem com o tempo e que recebam orientações que permitam fortalecê-los na busca de Deus, para darem sentido à sua existência e consolidem seu projeto de vida cristã.
Nesse contexto, temos o compromisso com a formação humana integral para além do âmbito espiritual, afetivo e social. Reconhecemos que a sociedade contemporânea necessita de pessoas historicamente situadas, com capacidade crítica-analítica, participativas, abertas ao novo cenário que surge, sendo colaborativas, perseverantes, proativas, responsáveis, que saibam usar os conhecimentos adquiridos em benefício do bem comum.

4.4 A PESSOA HUMANA QUE QUEREMOS CONSTRUIR
“A humanização é possível somente no diálogo, momento em que as pessoas se encontram para conhecerem e transformarem a realidade”. (Paulo Freire)
Com o objetivo de educar e evangelizar à luz do carisma, sendo sinal de vida e esperança, testemunhando o amor salvífico de Deus, manifestado em Lourdes, seguindo o modelo de formação integral da pessoa, valorizamos o ser humano em suas expressões, atitudes, sentimentos e verdades.
Os valores humanos são virtudes que, postas em práticas, conduzem ao desenvolvimento integral do potencial humano. O aluno-cidadão deve aprender a envolver-se na esfera pública, discutir os seus interesses coletivamente e participar das decisões que dizem respeito à sua vida pessoal e social. A cidadania se torna ativa e pressupõe a formação de sujeitos atuantes a partir de um aprendizado de vivência democrática das relações subjetivas, apropriando-se dos valores evangélicos, sendo testemunho em sua missão evangelizadora.
Com um olhar humanizado, percebemos o educando como ser integral, promovendo a alegria, fortalecendo a autoestima, levando em conta a sua autonomia e experiências vividas, preparando-os para serem agentes transformadores, solidários, sensíveis, críticos, interativos e capazes de atuarem com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem e na qual esperam ver atendidas suas expectativas individuais, econômicas e políticas.
Propomo-nos a formar indivíduos conscientes, capazes de dimensionar e redimensionar seus conhecimentos, utilizando-se de sua capacidade intelectual e de liderança, contribuindo para o bem comum através de sua participação crítica, baseada nos valores sociais da verdade, da sensibilidade, da autonomia, da competência, da sociabilização e do respeito ao próximo.
Queremos formar pessoas que pensem, que estejam comprometidas com a vida, com a sociedade e com o ambiente, cuidando e preservando, sendo presença ativa na luta por direitos, pelo exercício da cidadania e qualificação para o trabalho; formar pessoas que possam enfrentar os desafios que o mundo apresenta. Para isso procuramos e precisamos desenvolver em nossos educandos, suas potencialidades, para poderem criar e recriar, pesquisar, observar, discutir, analisar, sintetizar, criticar, avaliar, refletir e reproduzir todas as suas aquisições, perpetuando, desta forma, os conhecimentos e descobertas humanas.

4.5 A EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS ASSUMIR
A EDUCAÇÃO NA REDE LOURDINA
A Rede Lourdina de Educação tem em Jesus o paradigma de suas ações pedagógicas. Inspira-se na prática educativa de Jesus, que a conduz a uma pedagogia participativa, a partir da perspectiva de valorização do ser humano e dos relacionamentos interpessoais. Tendo como princípio a formação integral da pessoa, sendo sinal de vida e de esperança, a Rede é fundamentada nos princípios cristãos, educando com valores, excelência e alegria.
A educação que defendemos:
a) Visa formar cidadãos éticos e comprometidos com uma sociedade justa e solidária, capazes de compreender criticamente a realidade social, conscientes dos seus direitos e responsabilidades frente aos outros indivíduos, ao Estado e ao conjunto da sociedade.
b) Proporciona uma ação empreendedora, caracterizada pela capacidade de gerar novos conhecimentos com propostas e práticas inovadoras, gerando valores para a comunidade, como qualidade de vida, democracia, cidadania e riqueza material e espiritual.
c) Promove uma cultura de responsabilidade e cuidado para com a Casa Comum, para o desenvolvimento de ações sustentáveis, estimulando a comunidade para atitudes sustentáveis.
d) A família, como primeira educadora, é chamada a uma parceria com o colégio mediante um diálogo constante, da participação efetiva e do compromisso com o projeto educativo, assegurando uma responsabilidade compartilhada.
e) Oferece olhar diferenciado e humanizado que marca a vida do estudante e da família, sendo coerente e comprometido com os valores do Evangelho. O aluno não é visto como um número, mas em sua totalidade, construindo um cidadão livre de quaisquer preconceitos e discriminações, contrário a todas as formas de exploração, opressão ou desrespeito aos outros e à natureza.

4.6 O COLÉGIO QUE QUEREMOS CONSTRUIR
O colégio que queremos construir deve ser uma Comunidade Educativa em pastoral, guiado pelo Evangelho de Jesus Cristo e pela mensagem que emana da gruta de Lourdes, chamado a anunciar e testemunhar, respondendo às mudanças e desafios da sociedade atual, promovendo um olhar reflexivo, crítico e acolhedor que favoreça uma educação integral, com excelência acadêmica, valores e espiritualidade Lourdina.
Este colégio deve assumir o objetivo de formar cidadãos mais humanos e preocupados com o meio em que vivem. Assim mostra-se como um colégio justo, moderno, capaz de formar, de maneira competente, pessoas conscientes de seus atos perante o mundo e testemunhas de valores humanos e cristãos.
Portador de um ideário de transformação social e participação democrática, como um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade, que colabora para organização e integração no processo contínuo e coletivo. Um colégio discípulo e missionário, atento aos sinais dos tempos, comprometido com uma sociedade e uma cultura que promovam a fé, a vida e a esperança.
O colégio que queremos construir prioriza um currículo crítico, inclusivo, competente, integrador e emancipatório, que tem seu compromisso pedagógico firmado com uma ação democrática e transformadora. Pretendemos difundir uma mensagem de paz e esperança e uma ação pastoral e educativa consistente, contextualizada e evangelizadora.

5. RAZÕES DO NOSSO EXISTIR
5.1. Vocação, missão e valores
5.2. Visão de futuro
A vocação específica do Instituto das irmãs da Imaculada Conceição Nossa Senhora de Lourdes é anunciar Jesus Cristo pelo testemunho de vida em comunhão com a igreja, segundo mensagem de Lourdes, na qual é visível a participação de Maria no plano de salvação. (Const. Artigo 3)
Nossa atuação no mundo da educação realiza no tempo o carisma: ser sinal de vida e de esperança, testemunhando o amor salvífico de Deus, manifestado em Lourdes. Assim, toda a ação educativa funda-se em uma visão cristã do homem e do mundo que anuncia e atualiza para toda a comunidade educativa a boa nova de um Deus salvador que habita entre nós.
A espiritualidade eucarística e marial do Instituto, vivida na fé e no amor, dá sentido ao nosso lema: “A Cristo por Maria”, o qual está presente na formação de nossos estudantes como uma proposta formativa que tem como foco a pessoa em sua integridade.
Sendo uma Instituição Confessional, nosso colégio é chamado para anunciar o Evangelho e testemunhá-lo, tendo como diferencial não apenas informar, mas inspirar e transformar, buscando a excelência humana. Notadamente tal empenho distancia-se do proselitismo, do preconceito e da exclusão, por qualquer que seja a motivação, pois entendemos que o Reino de Deus é para todos os homens e mulheres que são, igualmente, filhos e filhas, imagem e semelhança de Deus criador.
Assim, a vocação e a missão educativas deste colégio caracterizam-se por ser:
1 – Uma comunidade fraterna, cujo objetivo principal é estimular o desenvolvimento educativo e cristão, segundo carisma institucional;
2 – Um colégio que se distingue por sua sensibilidade e alegria, com vocação de serviço, preocupado com a família e com cada pessoa que dele se aproxima e, em especial, com aqueles que apresentam maiores dificuldades, disposto sempre a ajudar e a ser solidário;
3 – Um colégio que chama e possibilita a participação de todos os seus integrantes, assegurando-lhes responsabilidades partilhadas;
4 – Um colégio missionário, atento aos sinais dos tempos em que vive e comprometido com a Igreja local.
Sendo assim, procurar viver o sorriso de Maria é ir ao encontro da fonte de Lourdes, onde encontramos forças para recuperar a esperança, o sentido da vida, os sonhos e encarnar em nós a ternura de Deus.

6. OBJETIVOS
Objetivo geral
Promover a excelência acadêmica por meio de uma educação personalizada (singular), tendo o educando como centro do processo formativo, inserindo-o no mundo com responsabilidade, visão crítica e empreendedora.

Objetivos Específicos
1. Ter Cristo, Maria, Bernadete e os fundadores como modelos para uma formação integral de pessoa humana.
2. Formar para a vida à luz de uma nova epistemologia, iluminada pela ética e pelo respeito à pessoa que fundamente os projetos pedagógicos de cada colégio e propicie uma educação integral e transformadora.
3. Formar cidadãos plenamente capazes de compreender criticamente a realidade social, conscientes dos seus direitos e responsabilidades frente aos outros indivíduos, ao Estado e ao conjunto da sociedade, desenvolvendo- lhes os valores éticos e o aprendizado da participação.
4. Integrar e articular as ações pedagógicas, pastorais, administrativas, socioculturais e desportivas na expectativa de contribuir nos processos de decisão e de gestão do trabalho pedagógico.
5. Dinamizar e integrar a estrutura curricular de cada nível de ensino como um instrumento de transformação e aperfeiçoamento do ser humano e como condição essencial à efetivação de um projeto com vistas à excelência acadêmica.
6. Oferecer formação de valores através de vivências de uma cultura religiosa e espiritual, direcionada aos alunos, pais, funcionários e comunidade em geral, que lhes propicie meios para adesão e vivência da fé na perspectiva da promoção de uma espiritualidade eucarística e mariana, mediante uma ação pastoral orgânica.
7. Promover a avaliação de aprendizagem como forte componente educativo enquanto processo que engloba toda ação educacional e pastoral; e a avaliação do corpo docente e técnico administrativo, gestores e da própria instituição, como ferramenta imprescindível para o alcance da qualidade almejada.
8. Despertar a comunidade educativa para a vivência da solidariedade e relacionamento fraterno através de projetos humanitários e atitudes transformadoras que os levem a produzir e difundir o saber, voltados para a erradicação da pobreza, da marginalização social e das desigualdades econômicas, sociais, raciais e regionais.
9. Assegurar processos de integração família/colégio.
10. Incentivar e orientar educando e educadores para o uso crítico e ético das tecnologias, levando em consideração as vantagens e desvantagens do seu uso.
11. Fomentar o intercâmbio entre as comunidades educativas Sul-Americanas pela via de projetos, programas, ações e atividades planejadas em comum, visando ao crescimento da unidade na diversidade.

7. LINHAS PRIORITÁRIAS
Linhas prioritárias de ação
Considerando a visão e missão da Rede Lourdina de Educação, à luz do carisma e espiritualidade institucional, assumimos e priorizamos as seguintes linhas de ação:

• Formação integral nas dimensões: espiritual, cultural, emocional e acadêmica, considerando o contexto socioeconômico;
• Formação permanente para Comunidade Educativa;
• Compromisso e cuidado com a Casa Comum através de ações de sustentabilidade e redes de economia solidaria;
• Institucionalizar projetos pedagógicos, sociais e pastorais;
• Fortalecer e favorecer espaços de sociabilização da missão educativa dos colégios da Rede Lourdina.

8. PROJETOS
8.1 SUSTENTABILIDADE
Objetivo Geral: Educar para a consciência do compromisso sustentável que emana das aparições de Nossa Senhora à Bernadete, visando garantir a perpetuidade da missão, com todos os colégios autossustentáveis e possibilidade de expansão.

Objetivos Específicos:
Promover uma cultura de responsabilidade e cuidado para com a natureza e o meio ambiente.
Desenvolver ações sustentáveis, estimulando a comunidade escolar para uma participação ativa.
Elaborar e implantar um plano de redução de custos e despesas, considerando a realidade de cada colégio.
Ações:
– Conscientizar toda a comunidade educativa para a necessidade de construirmos um colégio sustentável;
– Educar para o cuidado com o ambiente escolar;
– Utilizar de forma racional a água e o papel toalha;
– Educar para o cuidado ao sair dos ambientes: desligar luzes, ar-condicionado, ventiladores;
– Utilizar a tecnologia para emissão de comunicados, como forma de redução do uso de papel;
– Destinar para reciclagem as sobras de papel;
– Educar para uma alimentação sustentável, trabalhar o desperdício;
– Implantar coletores seletivos, bem como coletores de óleo e pilha;
– Orientar para o uso de materiais possíveis de reciclagem na elaboração de trabalhos (evitar isopor, emborrachado e bola de sopro);
– Instalar luzes e torneiras com temporizadores;
– Fazer investimento em painéis de energia solar (para os colégios que puderem);
– Estimular uma economia mais sustentável, através do empreendedorismo e do consumo consciente;
– Evitar os descartáveis.
Sugestão – construir um compromisso de sustentabilidade para os colégios da rede.

8.2 VALORES
Despertando e vivenciando valores
Objetivo geral: Despertar o vivenciar dos valores da Rede Lourdina de Educação à luz da espiritualidade e carisma institucional em um Colégio Pastoral.
Objetivos específicos:
Oferecer formação integral e vivência dos valores para toda Comunidade Educativa;
Promover e fortalecer o intercâmbio entre as Comunidades Educativas da Rede Lourdina de Educação;
Proporcionar espaços de formação, experiência e vivência aos educadores, para que se tornem agentes de transformação;
Acompanhar a reflexão e construção do projeto de vida dos educandos a partir de sua realidade;
Engajar a família na reflexão, vivência e partilha dos valores da Rede.

Primeira ação: problematizar e contextualizar os valores assumidos pela Rede Lourdina de Educação. (Diagnóstico)
Encontro de formação para educadores, educandos e Comunidade Educativa para conceituar os valores.
Pastoral da Juventude, Adolescência e Infância Lourdina.

8.3 SOLIDARIEDADE
OBJETIVO
Fazer de todo dia 11, dia de Nossa Senhora de Lourdes, um dia de solidariedade.
DESENVOLVIMENTO
1 – Formar uma equipe de pais, alunos e funcionários do colégio, visando desenvolver o projeto. Essa equipe se reuniria mensalmente para planejar, organizar e distribuir o que foi arrecadado.
Atividades:
1- Identificar as necessidades dos diversos projetos solidários conforme a realidade de cada escola;
2- Promover, no dia 11 de cada mês, nas escolas e capelas, o dia da solidariedade, arrecadando o que for necessário, segundo o identificado no ponto anterior;
3- Organizar o material arrecadado e fazer a distribuição;
4- Reunir-se uma vez por mês para um momento de reflexão;
5- Durante o mês de dezembro, realizar projeto específico de Natal Solidário;
6- Encerramento do ano com um retiro espiritual.

Intercalar os meses entre doação comprada e material para reciclar.
Projetos já existentes – divulgação dos projetos (ações sociais), enquanto rede, para fortalecê-la.

8.4 FORMAÇÃO CONTINUADA
A formação continuada deverá ser tanto espiritual quanto acadêmica. É importante que se faça a reunião inicial exaltando o carisma para todos os funcionários da escola, conscientizando-os da importância de se viver o carisma. São necessárias reuniões semestrais para formação mariana e para ser feito um retiro anual.
Em relação à formação continuada, devemos capacitar nossos professores a trabalhar com inclusão, respeitando as diferenças e os seus valores, observando a forma de aprendizagem de cada educando, percebendo e trabalhando as habilidades e competências e, principalmente, tendo empatia por todos.
Devemos ainda trabalhar a legislação em vigor para conscientização dos direitos e deveres dos educadores, estimular a utilização das mídias, criar grupos de coordenadores para expor os projetos trabalhados em suas unidades através de grupos de WhatsApp e videoconferência.

9.0 Considerações finais
Propomo-nos a formar indivíduos consciente, capazes de dimensionar e redimensionar seus conhecimentos, utilizando-se de sua capacidade intelectual e de liderança, contribuindo para o bem comum através de sua participação crítica, baseada nos valores sociais da verdade, da sensibilidade, da autonomia, da competência, da sociabilização e do respeito ao próximo.

“Educar a mente sem educar o coração não é educação”
Aristóteles